COLETA SELETIVA
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição, ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável. Isso se deve ao fato de haver uma grande dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição.
O projeto de coleta seletiva tem o objetivo de maximizar a separação de resíduos de um empreendimento. Por meio desta, devemos indicar e implementar ações que incentivam realizar a separação dos resíduos contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Portanto, é extremamente interessante que haja uma separação desses resíduos com características semelhantes por parte do gerador.
É bastante comum de se observar nos dias de hoje, locais públicos e estabelecimentos que possuam as "lixeiras de 4 cores". Mas e aí, você sabe o que significa exatamente cada uma delas ? Se não sabe, sua dúvida acaba aqui.
METAL
PAPEL
PLÁSTICO
VIDRO
Além dessas quatro separações, ainda temos mais algumas, um pouco menos comuns de se ver: