PGRSS
Diversas atividades atualmente necessitam do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para conseguirem seus alvarás de funcionamento. Falamos desde farmácias até estúdios de tatuagem.
A Sustenta oferece suporte completo para este tipo de serviço, desde a análise da empresa, até a elaboração final do documento.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento eletrônico que é exigido pela ANVISA para geradores de resíduos de serviços de saúde, que compreende todos os serviços cujas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, de acordo com a RDC N° 222/2018.
O PGRSS aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, observadas suas características e riscos, contemplando todos os aspectos descritos na resolução, abrangendo também as ações de proteção à saúde pública, do trabalhador e do meio ambiente.
Esse documento deve ser executado pelos geradores, sejam eles empresas públicas ou privadas, e estar em conformidade com as leis e normas federais, estaduais e municipais. Como costuma ser cobrado pelos órgãos ambientais municipais, o PGRSS serve também como uma licença para o desenvolvimento das atividades de determinada empresa geradora de resíduos desse caráter.
Os principais empreendimento sujeitos à realização do PGRSS são:
Clínicas Veterinárias
Clínicas Odontológicas
Salões de Beleza*
Hospitais
Clínicas com Ambulatório
Estúdios de Tatuagem
Farmácias
Clínicas de Estética
*Todos aqueles que utilizam algum tipo de material cortante.